Mourão diz que não acredita em decreto de Bolsonaro contra lockdown

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira que não acredita em decreto de Jair Bolsonaro contra medidas restritivas adotadas de maneira isolada por prefeitos e governadores, a exemplo do lockdown, vigente ainda em regiões com alta índice de transmissão da Covid. ‘Vi uns comentários aí de que o decreto não existe. Acho que não [existe]’, disse ao UOL.

Na quarta-feira passada, 7, Bolsonaro disse: ‘creio que a liberdade é o bem maior que nós podemos ter. Tenho falado, se eu baixar decreto, que já está pronto, todos cumprirão’.

‘Nas ruas, já se começa pedindo que o governo baixe um decreto. E, se eu baixar um decreto, vai ser cumprido, não será contestado por nenhum tribunal. O Congresso estará ao nosso lado. O povo estará ao nosso lado. Quem poderá contestar o artigo 5º da Constituição? O que está em jogo? Queremos a liberdade para poder trabalhar, queremos o nosso direito de ir e vir. Ninguém pode protestar isso. E esse decreto que eu baixar, repito: será cumprido, juntamente com nosso Parlamento, juntamente com nosso poder de força, juntamente com nossos 23 ministros’.