Comissão discute política de municipalização de escolas estaduais

Nesta sexta-feira (6/9/19), às 9h30, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerai (ALMG) discutirá a política de municipalização de escolas estaduais e matrículas no Estado.

O assunto será tratado em visita à Secretaria de Estado da Educação (Edifício Minas da Cidade Administrativa, 10º e 11º andares, Rodovia Papa João Paulo II, Serra Verde), solicitada pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT).

A parlamentar destaca que a iniciativa da visita foi tomada em função de demandas e denúncias relativas à municipalização que segundo ela têm chegado à comissão, vindas de todas as regiões do Estado.

A municipalização de escolas, conforme a deputada, já foi adotada pelo Governo do Estado nos anos 1990, segundo ela de forma imposta e com resultados negativos para a educação pública.

“Vejo com muita preocupação essa nova tentativa de impor para os municípios a responsabilidade pelas matrículas, que antes era do Estado, sem nenhum planejamento de atendimento, ” explica Beatriz Cerqueira.

A coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte-MG), Denise Romano, deverá participar da visita como convidada.