Aos 110 anos, CEFET-MG restaura painel histórico na Avenida Amazonas em Belo Horizonte

Aos 110 anos, CEFET-MG restaura painel histórico na Avenida Amazonas em Belo Horizonte

O painel Oficinas, exposto nas paredes da entrada do prédio do campus I do CEFET-MG (Av. Amazonas, 5.253, Nova Suíça, Belo Horizonte), foi reinaugurado em 23 de setembro, data em que a Instituição completou 110 anos de história. A obra, de mais de 60 anos de existência, retrata o trabalho dos profissionais técnicos do CEFET-MG, que na época era Escola Técnica de Belo Horizonte, simbolizando os cursos ofertados.

O painel foi produzido em 1958 pelo artista plástico João Guimarães Vieira, por ocasião da inauguração da sede do CEFET-MG. A obra foi inspirada nos traços do pintor Cândido Portinari. ?Oficinas? foi restaurado pela primeira vez em 1974 por Maria Auxiliadora da Silva Almeida, posteriormente, em 1982 e, agora, em 2019 por Bruno Lombardi.

Quem é João Guimarães Vieira (Guima)

Guima é autor de diversos trabalhos de pintura mural, ilustrações e capas de livros, inclusive desenhou duas para Carlos Drummond de Andrade. O artista também foi professor no Centro de Artes da Universidade do Rio de Janeiro e trabalhou para o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nascido na cidade de São Sebastião do Rio Bonito, hoje, Pentagna, no Rio de Janeiro, em 1920, Guima faleceu, em 1996, no Rio de Janeiro.