Cidades
Poços de Caldas: pacientes com glaucoma passam a ser atendidos no Cismarpa
O Glaucoma é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intra-ocultar que provoca lesões no nervo ótico e, conseqüentemente, comprometimento visual. Sem tratamento, pode levar à cegueira. Irreversível e sem cura, o diagnóstico precoce com acompanhamento constante são essenciais. Com o intuito de melhorar a assistência prestada aos pacientes de Poços, a Secretaria Municipal de Saúde implementou uma mudança neste mês de setembro: a dispensação dos colírios que antes era feita nas farmácias municipais, agora está concentrada na sede do Cismarpa, na Rua Narciso Ferreira de Andrade, 145, no Bairro São José. “Antes, o paciente tinha que sair do consultório com a receita médica e se deslocar até uma unidade de farmácia municipal, para buscar o colírio. Com a mudança, em um só lugar, o paciente recebe atendimento e já recebe também a medicação necessária para até a próxima consulta, que já é agendada neste momento. A gente tem tido uma resposta muito positiva dos pacientes, porque concentrou o fluxo e facilitou para todos”, conta Ceila Maria de Souza Mariano, secretária executiva do Cismarpa.
Colírios agora são fornecidos pelo Ministério da Saúde
Os primeiros pacientes atendidos dentro deste novo sistema, elogiaram a mudança. “Ficou bem melhor, facilitou demais, a gente espera que continue assim”, disse a dona de casa Ana Maria dos Santos, 55. “Faço acompanhamento aqui há muito tempo e agora a gente já vem e já sai daqui com tudo resolvido. O atendimento que já era bom, agora melhorou mais, muito bom mesmo”, comentou Elena Conceição Rocha, 63, técnica de enfermagem.
Programa Federal de Glaucoma
A mudança foi possível graças a articulações da Secretaria Municipal de Saúde, para a busca de recursos junto ao Ministério da Saúde, que passou a fornecer seis tipos de colírios, pelo Programa Federal de Glaucoma. “Sem dúvidas, facilitou o fluxo e melhorou a organização, garantindo os colírios a todas as pessoas que fazem, de fato, o acompanhamento médico pelo SUS. Além disso, a parceria com a Santa Casa de Itanhandu, credenciada pelo Programa Federal, permitiu nos adequarmos de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e gerou uma economia mensal de aproximadamente 40 mil reais, com o fornecimento dos colírios pelo Governo Federal”, explicou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
“Além de todas as melhorias já citadas e que estão sendo comprovadas pelos pacientes, essa economia nos permite realocar este recurso, antes utilizado para a compra dos colírios, e oferecer outros serviços de Saúde, atendendo a mais pacientes. Uma prova disso são os mutirões de consultas oftalmológicas. Só este mês são pelo menos 2.200 consultas disponibilizadas. São esforços para melhorar cada vez mais nosso atendimento e aprimorar a assistência prestada”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
Mais Informações
Todos os atendimentos oftalmológicos pelo SUS, em Poços são prestados pelo Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde Micro Região Alto Rio Pardo e custeados pela Prefeitura. No caso do Glaucoma, são cerca de 250 consultas mensais, realizadas por três especialistas. O primeiro atendimento oftalmológico é agendado por meio das Ubss, as Unidades Básicas de Saúde. Os pacientes que já fazem o acompanhamento de Glaucoma no Cismarpa, podem tirar dúvidas ou buscar mais informações diretamente na sede do Consórcio ou pelo telefone 3712-3554.