Uberaba: tempo seco leva Codau acionar sistema de transposição de água do Rio Claro

A Codau voltou a acionar, nesta tarde de quinta-feira (03), o sistema de transposição de água do rio Claro. Uma bomba, que tem capacidade para transpor até 230 litros/segundo, foi ligada para ajudar na vazão do rio Uberaba.  O sistema conta com três conjuntos moto-bomba.

Este ano o sistema foi ligado pela primeira vez entre os dias 11 a 25 de setembro. Em 2018 a Codau acionou a transposição por 22 dias. De acordo com o Climatempo, o mês de outubro, na região Sudeste, haverá diminuição de umidade relativa do ar e aumento de calor. Uma massa de ar quente e seco ganha força sobre a região, reduzindo as condições de chuva.

“A nossa expectativa é manter o sistema de transposição ligado até o retorno das chuvas e assegurar vazão suficiente para abastecer a cidade com máxima tranquilidade. E orientamos a população para adotar medidas de economia e principalmente eliminar desperdícios”, frisou o presidente da Companhia, Luiz Guaritá Neto. Ele ressaltou ainda que na região do Triângulo, as cidades de Sacramento e Monte Carmelo sofreram com a falta de água nesta seca. “E, inclusive, Uberlândia que registrou racionamento mais severo, sendo necessário até intervenção do Ministério Público para solucionar a questão”.