Connect with us

Cidades

Tombamento estadual da Casa de Olegário Maciel, museu de Patos de Minas, avança no Iepha

Publicada

em

Tombamento estadual da Casa de Olegário Maciel, museu de Patos de Minas, avança no Iepha

A Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) encaminhou, em dezembro de 2017, processo ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) solicitando o tombamento estadual da Casa de Olegário Maciel, que hoje abriga o Museu Municipal de Patos de Minas.

Após análise do processo, a presidente do Iepha, Michele Arroyo, com base no parecer elaborado pela servidora do órgão, Angela Dolabela Canfora – PARECER TÉCNICO Nº GPM 23/2019, reconheceu a relevância do pleito feito pelo município de Patos de Minas quanto à importância da casa e de seu ex-dono, o político Olegário Maciel, não somente para a história de Patos de Minas, mas também para a memória histórica de Minas Gerais e do Brasil, haja vista ter sido Olegário o “braço direito” de Getúlio Vargas nos turbulentos anos da “Revolução de 1930”.

Para continuidade do processo e decisão final sobre o tombamento estadual do imóvel, ficou acertada uma visita de técnicos do Iepha a Patos de Minas, em data a ser agendada, para aprofundamento da pesquisa sobre a casa e sobre Olegário e a relação de ambos com a identidade patense e mineira.

Para Geenes Alves, diretor da Dimep, o tombamento estadual da Casa de Olegário Maciel colocará Patos de Minas em destaque nos cenários estadual e federal quanto à proteção e promoção do seu patrimônio cultural. Além disso, garantirá ao município mais 2 pontos na Lei Robin Hood – ICMS Patrimônio Cultural –, revertendo anualmente à prefeitura valor próximo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para investimento em patrimônio cultural.

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Mais vistas