Timóteo reforma calçadas na avenida JK usando bloquetes com agregado siderúrgico

Timóteo reforma calçadas usando bloquetes com agregado siderúrgico

O Projeto Novos Caminhos Timóteo, que visa a ressocialização de indivíduos privados de liberdade na produção de bloquetes à base agregado siderúrgico, entrega os primeiros resultados em benefício da população. Desde o início esta semana, dois trechos de calçadas de aproximadamente 150 metros lineares na avenida JK, no Centro-Norte, estão sendo reconstruídos com a aplicação dos bloquetes intertravados.

A iniciativa é da Prefeitura de Timóteo e a escolha do local atende a uma demanda dos moradores. A calçada mencionada apresentava muitas irregularidades e buracos, o que provocava quedas de pedestres e dificuldades de locomoção de pessoas idosas e cadeirantes. “Há muito tempo que essas calçadas não passavam por reforma e estavam provocando acidentes”, explicou o prefeito Douglas Willkys, justificando a escolha do local para receber o novo calçamento. 

Diariamente são produzidas 400 bloquetes/hora na cadeia de Timóteo. No caso da obra da Avenida JK, são cinco presos cumprindo pena em regime semiaberto e mais cinco homens da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). A previsão de entrega do serviço é de 45 dias.

Além da reforma dessas calcadas no Centro-Norte, os bloquetes de agregado siderúrgico já foram aplicados no estacionamento da UPA do bairro Primavera, na UMEI do bairro Limoeiro e na Capela Velório Centro Comunitário José João Barboza – Sr. Zico, no distrito de Cachoeira do Vale.

A repercussão em torno da intervenção da Prefeitura de Timóteo tem sido positiva entre a comunidade. Nilson Silva Mendes, morador do bairro Ana Moura, por exemplo, citou que o trabalho vai beneficiar os idosos que circulam pelo local. Ele próprio diz ter testemunhado pessoas caindo por causa do calçamento danificado. “A Administração municipal está de parabéns pelo projeto”, citou. Marlon, morador do bairro Alvorada, destacou a qualidade do serviço que em execução. “Essa obra precisava ser feita há um bom tempo. Esse novo calçamento vai evitar acidentes e facilitar o trânsito de pedestres. Então estão todos de parabéns pela qualidade do pessoal que está trabalhando e pelo serviço executado”, destacou. 

Novos Caminhos Timóteo

O projeto Novos Caminhos Timóteo é uma iniciativa da Prefeitura de Timóteo em parceria com a Usiminas, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA), Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço; Precomol Premoldados e Construções; Presídios de Coronel Fabriciano e Timóteo; e Governo do Estado de Minas Gerais.    

A produção de bloquetes intertravados utilizando o agregado siderúrgico da Usiminas é pioneira e visa à reinserção de indivíduos privados de liberdade por meio do trabalho. A cada três dias trabalhados eles têm descontado um dia no cumprimento da pena de prisão.