Connect with us

Cidades

Serviços do Detran-MG agora são 100% digitais

Published

on

Serviços como defesa da autuação, solicitação de microfilmagem, transferência de prontuário de condutor e candidato de outro estado já podem ser feitos por meio do Protocolo Digital disponibilizado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), ferramenta 100% on-line. 

O sistema permite ainda realizar a alteração do nome dos candidatos e condutores, nomes dos pais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e categoria pretendida pelo candidato à habilitação.

Com a ferramenta, o trâmite de documentos é feito via web, evitando deslocamento até uma unidade de atendimento.

Como acessar

Para realizar os serviços, basta acessar o portal www.detran.mg.gov.br, com usuário e senha. Após fazer login no sistema, o cidadão visualizará os serviços disponíveis no Protocolo Digital e deverá anexar os documentos solicitados para concluir a solicitação do serviço desejado.

Diretor do Detran-MG, o delegado Eurico da Cunha Neto explica que, por enquanto, o sistema está disponível para Belo Horizonte e Região Metropolitana, mas que o objetivo é expandir para todos os municípios mineiros. “Nossa meta é ampliar a disponibilidade de serviços no Protocolo Digital, proporcionando ainda mais agilidade e comodidade para o cidadão. Outros dez serviços estão na fase final de ajustes e serão disponibilizados em breve”, afirma.

Após o requerimento, é necessário aguardar a análise da solicitação, que será realizada em até 72 horas, em dias úteis. Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas por meio do site. 

Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do Protocolo Digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.

O Protocolo Digital é mais uma opção para o cidadão. Os serviços continuarão sendo realizados por meio do atendimento presencial previamente agendado.

Via Agência Minas

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Mais vistas