Receita da semana do Chef Lucas Lawrence: Frango com Quiabo

O chef Lucas Lawrence, referência em consultoria gastronômica em Piumhi e região, compartilha conosco deliciosa receita de Frango com Quiabo e comenta sobre as características da cozinha mineira, o preparo necessária com cada item da nossa rica culinária. Conheça um pouco da história deste Estado que deixa um sabor no paladar e da memória por quem nele passa — ou que recebe de presente, mesmo do outro lado do mundo, as nossas iguarias.

Diz Lawrence:

Minas Gerais é tradicionalmente conhecido pela mesa farta e repleta de gostosuras. É difícil dissociar ingredientes como ora-pro-nóbis, frango caipira, queijo canastra, carne de porco, quiabo, couve refogada com angu e feijão tropeiro da típica cozinha mineira.

Não é por acaso que esse patrimônio imaterial, que passa de geração em geração, é reconhecido internacionalmente e tem desde 2012 uma data festiva: 5 julho é comemorado o Dia Gastronomia Mineira.

A origem da culinária mineira iniciou-se na busca pelo ouro que atraiu pessoas de diversas origens para Minas Gerais. Os bandeirantes paulistas, os tropeiros gaúchos, os trabalhadores braçais do Norte e do Nordeste e os representantes cariocas da coroa.

A possibilidade de riqueza também levou parte da nobreza e os senhores portugueses para o Estado e, com eles, muitos escravos trazidos de vários países. Essa diversidade cultural influenciou fortemente a culinária, dando origem aos grandes pratos que hoje saboreamos.

As receitas trazidas de todos esses lugares sofreram adaptações de acordo com as limitações e os ingredientes disponíveis. Até hoje, essas receitas são passadas dentro das famílias por gerações, tornando motivo para manter amigos e familiares sempre próximos para uma boa prosa e refeição, além de manter vivo o maior segredo da culinária mineira: o afeto e a tradição.

Composta por ingredientes simples, de sabor e cor marcantes, muitas vezes preparados em fogão à lenha, as comidas típicas do Estado são apreciadas por estrangeiros e turistas de diversas regiões.

No interior, como em Piumhi, Capitólio, São Roque de Minas, é comum que a maioria dos ingredientes venha dos próprios quintais ou de fornecedores locais, tornando os pratos ainda mais saudáveis e com um sabor caseiro incrível.

E tradição de alavancar o pequeno produtor, mantendo as características únicas desta culinária tão marcante que fazem o turista sempre retornar.

Na próxima semana iremos tratar do Terroir da serra da canastra.

RECEITA DA SEMANA

Frango com quiabo

O frango com quiabo tem origem indígena e é um clássico da culinária mineira. O prato se resume em um ensopado preparado da união desses dois ingredientes e se traduz em um sabor incrível que faz muito sucesso nos restaurantes das cidades. Para garantir a originalidade e tradição, o prato pode ser preparado com frango caipira, conferindo um sabor mais apurado.

Ingredientes                                            

1 frango caipira  em pedaços                                                                                   

2 cebolas medias                                                                                              

3 dentes de alho amassado                                                                                      

300g de quiabo                                                                                                 

sal a gosto                                                                                                    

pimenta do reino a gosto                                                                                      

Colorau a gosto                                                                                               

azeite de oliva

Modo de preparo:

  • Tempere o frango com alho, sal e pimenta preta moída na hora de preferência e colorau.
  • Leve ao fogo médio uma panela com o azeite as cebolas picadas. Quando a cebola estiver macia junte os pedaços de frango, deixe dourar por 5-10 minutos.
  • Adicione água à panela, até cobrir o frango, e tempere com sal e pimenta para corrigir o sabor se for necessário. Deixe cozinhar a frango caipira tampada durante 30-40 minutos.
  • Enquanto isso prepare o quiabo: lave-o bem e seque. Corte em rodelas e coloque fritando em uma frigideira com óleo até que já não libere mais baba. Retire, escorra e adicione à panela.
  • Passado o tempo de cozimento do frango, experimente a carne e veja se já está macia (costuma estar saindo do osso: é uma das características que frango está bem cozido, com isso sua receita de frango caipira com quiabo estará pronta).

Dica do Chef: esta receita combina muito com angu, arroz branco e um delicioso molho feito do próprio caldo do frango com pimenta de sua preferência e cheiro verde. Mais recentes no Instagram (acesse aqui).

Bom apetite!!!