Prefeitura de Varginha passa a ressarcir combustível de pacientes fora do domicílio

Começa a vigorar nessa segunda-feira, 16, uma importante assistência a pacientes de Varginha que fazem tratamento fora da cidade. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura que possibilitará o paciente de viajar em carro próprio, pois será ressarcido o valor gasto com o combustível e, em caso de comprovada carência, através de um laudo socioeconômico, também haverá ajuda de custo no valor de R$ 60,00 para lanche.

Essa é uma conquista para muitas pessoas que periodicamente tem que se deslocar para outros centros em busca de tratamento médico. De acordo com o prefeito de Varginha, Antonio Silva, “a Prefeitura recebe pedidos de pessoas que tem carro e gostariam de viajar no próprio veículo e agora poderão ir com a garantia do ressarcimento do combustível”.

Para isso, o paciente deve ir a Secretaria Municipal de Saúde (Av. Major Venâncio, 100) e procurar a assistente social Ana Lúcia que explicará detalhes do procedimento como por exemplo, a necessidade de fazer um cadastro e a comprovação das despesas de combustível e de lanche (se comprovada a necessidade).

Os comprovantes serão encaminhados à avaliação e posteriormente ao setor de pagamentos da Prefeitura, trâmite que levará alguns dias até o ressarcimento. “Com essa lei já vigorando, as pessoas terão mais dignidade, conforto e assistência digna, pois os nossos veículos levam mais de um paciente com acompanhante para viagens, o que leva tempo, pois todos são pegos em suas casas, levados a endereços muitas vezes diferentes e o retorno também demanda tempo, já que cada um é deixado em sua residência; agora, poderão fazer a viagem também em um espaço de tempo mais curto.

O valor do reembolso será de R$ 10,00 para cada 10km percorridos. A SEMUS já fez um levamento das distâncias dos municípios para aos quais os pacientes terão esse benefício: Barretos, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo (SP), Pouso Alegre, Poços de Caldas, Lavras e Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Os veículos que levam os pacientes da SEMUS continuam servindo a população normalmente no serviço de Tratamento Fora do Domicílio – TFD.