Posso estar com coronavírus e não apresentar sintomas?

Posso estar com coronavírus e não apresentar sintomas?

A pandemia do vírus Coronaviridae, popularmente conhecida como Coronavírus (COVID-19), deve ter seu pico de infectados no Brasil nas próximas semanas.

Uma dúvida comum em quem está tomando cuidados com a higiene das mãos e evitando aglomerações é se pode ser contaminado e não apresentar sintomas.

Os especialistas afirmam que o vírus pode ficar incubado por duas semanas no corpo do paciente sem que ele apresente nenhum dos sintomas: dificuldade de respirar, coriza, tosse, dor de garganta e febre.

Como o coronavírus é transmitido?

A variação do vírus que surgiu na China nos últimos meses e se espalhou pelo mundo, causando milhares de mortes, é transmitido por tosse, gotículas de saliva, espirro, catarro e contato pessoal mais próximo, como aperto de mão e toque.

Brasil ainda não teve pico de casos confirmados

Nas próximas semanas o Brasil deve registrar pico de casos confirmados da doença.

‘A partir de agora, deve aumentar o número de casos de transmissão local. E nós devemos entrar, em uma ou duas semanas, no que é mais grave, que nós chamamos de transmissão comunitária. As pessoas vão contrair a doença sem que nós consigamos estabelecer a origem do vírus, quem transmitiu o vírus’, explica o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis.