Poder público articula regularização de regiões e bairros de Pouso Alegre

Poder público articula regularização de regiões e bairros de Pouso Alegre

A regularização de regiões, microrregiões e bairros do município de Pouso Alegre está sendo articulada pelo vereador Dionísio Pereira. A proposta de elaboração de um projeto de lei foi discutida na quinta-feira (28 de novembro), durante reunião do vereador com representantes de órgãos que detêm concessão de serviços e de recenseamento, como Copasa, IBGE e Correios. 

Segundo relata o vereador, a proposta teve iniciativa após participar da reunião de apresentação do Censo 2020, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando foi apresentada a divisão municipal utilizada pelo Instituto e que abrange o município em apenas duas divisões: Distrito do Pantano, que inclui o distrito de São José do Pantano e áreas rurais próximas, além do Distrito Sede, que inclui todos os demais bairros urbanos e rurais de Pouso Alegre. 

A regularização prevê uma divisão mais detalhada do município em regiões, microrregiões e bairros. O objetivo é auxiliar a administração, sobretudo na sua tarefa de formular e propor políticas públicas, aproveitar e utilizar dados estatísticos do IBGE e promover a destinação adequada de recursos para cada região, de forma que atenda a todas com melhores resultados. 

Após esta reunião ficou estabelecida com os setores acima mencionados e Prefeitura Municipal, representada pelo Geoprocessamento, a realização de reuniões específicas com cada um deles, para aprofundar o conhecimento sobre a metodologia utilizada para mapear o município e para definir a participação de cada setor nas próximas etapas da discussão, a partir da segunda reunião geral, a ser agendada.