Formiga: patrimônio estadual, Órgão de Tubos da Matriz São Vicente Férrer completa 82 anos

Patrimônio estadual, Órgão de Tubos da Matriz São Vicente Férrer de Formiga completa 82 anos

Para comemorar os 82 anos do Órgão de Tubos da Matriz de Formiga, a Administração Municipal e a comunidade paroquial realizarão uma missa em ação de graças, no dia 25 de outubro (sexta-feira). A celebração religiosa terá início às 19 horas, na Igreja São Vicente Férrer, e contará com a apresentação do Coral Municipal. Toda comunidade formiguense é convidada para este evento.

O INSTRUMENTO HISTÓRICO

Instalado na Matriz São Vicente no dia 27 de outubro de 1937, o Órgão de Tubos foi produzido especialmente para o templo religioso por encomenda do então pároco, Padre Remaclo Fóxius, e do imigrante austríaco residente na Cidade das Areias Brancas, Franz Stangelberger. Os construtores do instrumento foram os alemães Karl Egon Mohrle e Gustav Weissenrider, que trabalharam na conceituada fábrica de órgãos “E.F Walcker & Co.”, fundada em 1780. Ambos foram enviados ao Brasil para a montagem do órgão do Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro.

Por meio de Lei Municipal, em 2004, o instrumento foi instituído como patrimônio histórico de Formiga, sendo, no mesmo ano, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).