O risco e a situação da variante Delta em Minas Gerais

Minas Gerais confirmou 12 casos da variante Delta até esta quarta-feira, 18. Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, há ainda oito casos em investigação e transmissão comunitária em dois casos, nas regiões Sudeste e Noroeste. ‘Como estão ocorrendo casos em pessoas que não viajaram, podemos falar que já existe uma transmissão comunitária em Minas Gerais. Porém, acreditamos que, com o avanço da vacinação, quando tivermos um aumento da circulação da Delta, a proteção da vacina poderá barrar o seu avanço’, afirma o secretário médico Fábio Baccheretti.

‘Em termos gerais, o estado vem melhorando sua situação epidemiológica em relação ao Coronavírus. Observamos uma queda na média móvel dos casos e óbitos, queda progressiva no número de internações registradas por 100 mil habitantes, na ocupação das UTIs e no número de pacientes que aguardam por leitos’.

‘A expectativa é que, ainda no mês de setembro, todos os municípios já tenham aplicado a primeira dose nos adultos e, então, avançaremos com a imunização dos adolescentes com comorbidades e, depois, daqueles sem comorbidades’.