Connect with us

Tecnologia

Novo supercomputador da Petrobras equivale a 150 mil laptops

Published

on

Novo supercomputador da Petrobras, o Pégaso, tem a capacidade de 150 mil laptops. Um equipamento de 30 toneladas que auxilia no processo de mapeamento para encontrar petróleo no fundo do mar. Ele vem após os irmãos mais velhos Fênix, Atlas e Dragão e tem valor estimado em US$ 100 milhões.

De acordo com o Estadão, ele é capaz de analisar imagens sísmicas mais bem definidas, reduzindo os riscos geológicos e operacionais. Logo, diminuindo o tempo de descoberta do campo e o início da produção.

Será o sétimo maior supercomputador em território brasileiro. ‘Brasil é o 11º país do mundo em quantidade de supercomputadores, sendo três da Petrobras, o que mostra que ela tem um alto nível tecnológico. Estamos super bem colocados e, com o Pégaso, vamos ficar entre os 10 maiores’, explica o professor da Coppe/UFRJ Álvaro Coutinho, diretor do núcleo avançado de computadores de alto desempenho da universidade.

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Mais vistas