Cidades
Nova gestão: Prefeitura assume Ceasa de Uberaba em comodato de 20 anos, renovável a cada 5
CLARICE SOUSA
O prefeito Paulo Piau e o secretário municipal do Agronegócio Luiz Carlos Saad assinaram o contrato de comodato da Ceasa Uberaba nesta quinta-feira (10) junto ao presidente da Ceasa Minas, Guilherme Brant. O convênio transfere a gestão da Ceasa Uberaba para a Prefeitura, por intermédio da Sagri, por 20 anos, sendo renovável de cinco em cinco anos.
De acordo com o prefeito, a assinatura vinha sendo muito aguardado há mais de dois anos. “É assunto importante para nós. Temos a garantia que todo o processo será produtivo, sobretudo para os médios e pequenos produtores priorizando também a agricultura familiar, que merece atenção”, enfatiza Piau.
O diretor-presidente da Ceasa Minas, Guilherme Brant, destacou que a assinatura do convênio nesta quinta representa construção que vem de longa data entre o Ceasa Minas e a Prefeitura de Uberaba, no sentido de legitimar e dar normativa mais adequada à unidade no Município. “A gente entende que Uberaba necessita que o nosso entreposto seja bem gerido, bem cuidado e temos toda certeza que a Prefeitura, com o apoio dos seus servidores, vai realizar o melhor trabalho possível em prol do produtor rural, do comerciante e do abastecimento da região no entorno da cidade”, ressalta Brant.
Para o titular da Sagri, Luiz Carlos Saad, a assinatura do comodato é um marco para o agronegócio de Uberaba, principalmente a agricultura familiar. “Hoje conseguimos juridicamente costurar essa questão. O Ceasa vai continuar conosco, dando apoio técnico e jurídico pertinente à distribuição de alimentos para o atacado”, explica Saad.
O secretário explica que o próximo passo é registrar o contrato junto ao conselho do Ceasa, produzir o plano de trabalho da unidade de Uberaba e transferir a gestão para a Secretaria. “Esse processo deve durar de dois a três meses, e então vamos fazer os investimentos necessários para melhorar o nosso Ceasa. A partir desse contrato, a fiscalização será feita com mais rigor na qualidade do produto comercializado em Uberaba”, relata.