Cidades
Montes Claros: mais de 580 cágados e tilápias já foram retirados no córrego do Cintra
PEDRO NETO
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, continua acompanhando a retirada de cágados, peixes e outras espécies de animais aquáticos do córrego do Cintra. Mais de 580 cágados e tilápias já haviam sido transferidos para a Lagoa do Interlagos, na região do Esplanada. Nesta segunda-feira, dia 7, outros indivíduos foram encontrados e resgatados, em mais uma ação acompanhada por analistas e servidores da Gerência de Normatização e Controle Ambiental da Prefeitura.
O resgate e transporte estão sendo realizados pela empresa Data Fauna, contratada pela CROS Construtora, obedecendo à uma determinação da Prefeitura. O analista ambiental e biólogo Thiago Silva afirma que o trabalho está sendo feito de acordo com a lei e de forma progressiva, tendo em vista que, à medida que as obras de urbanização são realizadas no córrego, novos indivíduos estão sendo descobertos.
Segundo a bióloga Maria Fernanda Silveira Santos, da Data Fauna, as atividades estão sendo realizadas a contento, apesar das dificuldades causadas pela poluição do local, “que ainda está repleto de objetos e outros materiais que tornam a captura mais difícil”.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, explicou que as ações estão sendo feitas de forma a não prejudicar a Natureza, com a garantia de preservação das espécies existentes no córrego.