Montes Claros: início da nova avenida Vicente Guimarães já evita alagamentos no local

Montes Claros: início da nova avenida Vicente Guimarães já evita alagamentos no local

(Foto: Fábio Marçal)

RUBENS SANTANA

A construção da avenida Vicente Guimarães, em Montes Claros, já atingiu aproximadamente 500 metros e cerca de um terço do novo canal já está totalmente concretado, no fundo e nas paredes da galeria. Com pouco mais de 15% de obra concluída, é possivel perceber que, mesmo com a grande quantidade de água que caiu nos últimos dias, a obra já está surtindo efeito, evitando alagamentos na via.

A construção da avenida é um antigo sonho dos moradores, que esperam há anos pela recuperação do canal para evitar transtornos no local. Segundo Guilherme Guimarães, secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, depois de pronta a nova avenida, o escoamento das águas do canal será mais que duplicada. “Ainda será executada uma nova galeria ao lado da galeria existente sob a rotatória do heliporto, mais larga, melhorando o escoamento no local”, disse.

A expectativa é que a obra seja entregue em até 18 meses. Esse tempo prolongado para sua conclusão é devido à complexidade de realizar no local as intervenções necessárias para que o novo canal suporte grandes precipitações pluviométricas, sem alagar a avenida. Além de recuperar o canal e resolver definitivamente o problema de enchentes na região, a nova avenida será contemplada com novas pistas de rolamento, sinalização e ciclovias.