Montes Claros confirma caso de raiva em morcego na região central e intensifica vacinação

Montes Claros confirma caso de raiva em morcego na região central e intensifica vacinação

BRUNO ALBERNAZ

A Prefeitura de Montes Claros intensificou a vacinação de cães e gatos após a confirmação de um caso de raiva em um morcego recolhido na região central da cidade. O animal foi encontrado no último dia 11, e exames feitos no Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte confirmaram a presença do vírus no animal.

Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, a Prefeitura iniciou imediatamente os trabalhos para garantir que o vírus não se espalhe. Na última sexta-feira, 18, três cães foram recolhidos na rua João Pinheiro, próximo ao local em que o morcego foi encontrado. No sábado, 19, foi realizada uma vacinação na Escola Estadual Francisco Sá, ocasião em que 252 cães e gatos foram imunizados.

No decorrer desta semana o Centro de Controle de Zoonoses vai dar continuidade à vacinação, através da visita a residências da região central. É importante destacar que a vacina também estará disponível em todos os bairros, nos postos de Saúde.

Nos meses de julho e agosto a Prefeitura imunizou 55 mil animais nas áreas urbana e rural do município. O último caso de raiva diagnosticado em um morcego na cidade foi em 2018, no bairro Jaraguá I.