Montes Claros: animais aquáticos do córrego do Cintra, em obras, são transferidos

Montes Claros: animais aquáticos do córrego do Cintra, em obras, são transferidos

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está acompanhando a retirada de cágados, peixes e outras espécies de animais aquáticos do córrego do Cintra, que está sendo preparado para receber obras de canalização e urbanização, atendendo a uma antiga reivindicação popular. A retirada dos animais foi iniciada nesta quinta-feira, 12, e deve prosseguir nos próximos dias, numa ação acompanhada por analistas e servidores da Gerência de Normatização e Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

As espécies recolhidas no Córrego do Cintra serão transferidas para a Lagoa do Interlagos, na região do Independência, habitat natural dos animais e que se encontra em condições adequadas para recebê-los. As ações estão sendo realizadas pela empresa Data Fauna, contratada pela CROS Construtora por determinação da Prefeitura, e estão sendo supervisionadas por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coordenada pelo analista ambiental e biólogo Thiago Silva.

Segundo a bióloga Maria Fernanda Silveira Santos, da Data Fauna, as atividades estão sendo realizadas a contento, apesar das dificuldades enfrentadas por causa da poluição do local, “que está repleto de objetos e outros materiais que tornam a captura mais difícil”. A bióloga destacou que trabalho semelhante será realizado na Lagoa dos Portugueses, na região do Delfino Magalhães, onde existe a ocorrência de jacarés e outros animais que vivem no reservatório ou às suas margens.

Os moradores José Wilson Gomes e Francisco Soares Guimarães acompanharam as atividades desenvolvidas na tarde desta quinta-feira. Ambos entendem que as ações são importantes e mostram a preocupação da Administração Municipal com a Natureza. Os dois também aproveitaram a ocasião para elogiar as obras que estão sendo feitas pela Prefeitura para urbanizar o córrego do Cintra. “Agora a obra se torna realidade”, comemorou Francisco.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, destaca a importância da retirada dos animais e lembra que os servidores da Secretaria estão acompanhando as atividades de perto. “Nosso objetivo é preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade, com sobrevivência de todas as espécies”, destacou.