Lixo: contêineres de coleta mecanizada em Uberlândia já são quase 1,8 mil unidades

Lixo: contêineres de coleta mecanizada em Uberlândia já são quase 1,8 mil unidades

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia instalou nos últimos dois meses 152 novos contêineres para recolhimento de lixo doméstico. O número representa um aumento de 9,9% na coleta mecanizada, totalizando 1.603 unidades na área urbana e 182 na área rural. Os bairros Umuarama, Brasil, Chácaras Tubalina, Custódio e Vigilato Pereira foram os que receberam um maior incremento dos novos dispositivos.

Os contêineres de coleta de lixo são colocados em locais onde há um grande fluxo de pessoas, como feiras livres, unidades de saúde, escolas, instituições, avenidas comerciais e zona rural.

A coleta mecanizada oferece como benefício uma melhor forma de descarte do lixo, uma vez que a população pode descartá-lo em qualquer dia e horário. Também reduz o problema de destruição das sacolas de lixo por animais e os odores indesejáveis, evitando ainda o risco de que materiais descartados se acumulem nas vias e obstruam o escoamento de água pluvial.

Segundo o diretor de resíduos sólidos do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, os contêineres devem ficar parados na faixa de estacionamento, próximos ao meio-fio da via. “Para facilitar o trabalho dos coletores,é importante que as pessoas evitem arrastar, prender e mudar os contêineres de lugar. O objetivo é ampliar cada vez mais o número desses dispositivos. Contudo é preciso da contribuição de toda a população”, disse.

As solicitações para instalação de contêineres podem ser feitas pelo Fone Fácil 115 ou por meio de ofício, protocolado na Plataforma de Atendimento do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6400, Tibery). Os pedidos são analisados e, caso haja viabilidade técnica, a instalação é feita.