Ituiutaba: encontro de Congos, Moçambique e Marinheiros segue até domingo, dia 24

Ituiutaba: encontro de Congos, Moçambique e Marinheiros segue até domingo, dia 24

No mês que se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, diversas atividades ligadas aos movimentos e à cultura afro estão programadas para acontecer em Ituiutaba. Um dos mais tradicionais e aguardados será o 11º Encontro de Congos, Moçambiques e Marinheiros da cidade. As atrações terão início na próxima segunda-feira (18) e seguirão até o dia 24 de novembro.

O encontro é uma celebração cultural e religiosa que se alargou no espaço e no tempo. Possui influências africanas e explica, por meio da dança e música, a vida de São Benedito e o encontro da Nossa Senhora do Rosário. Para o representante do Grupo de Congo “Filhos da Luz”, William Luiz Cândido, o evento tem atraído cada vez mais pessoas de vários segmentos da comunidade de Ituiutaba e de outras cidades.

“Praticamente todos os movimentos negros em nossa cidade saíram dos eventos da congada, como este que vai acontecer. Estamos querendo dizer com isso, que devemos fortalecer estes eventos raízes e preservar a nossa história de luta, resistência, escrevendo uma nova história à cada dia”, disse ele.

Representando a Administração Municipal, no apoio ao encontro de congos, a Fundação Cultural de Ituiutaba (FCI) manifestou reconhecimento e expectativas positivas sobre o evento. “Este evento se transformou em tradição na nossa cidade. Parabéns aos Filhos da Luz por acreditar neste projeto ímpar e que de certa forma promove e contribui para a salvaguarda desta atividade”, disse o presidente da FCI, Jaderson Agostinho.

Programação:

Segunda-feira (18) – Prêmio Baobá Matriarcas aos Ternos de Congado de Ituiutaba. Às 18h no auditório do bloco 01 do Campus UFU Pontal.

Sexta-feira (22) – Roda de conversa com Matriarcas do Congado, mediado pela Professora Doutora Renata Nogueira da Silva, Professora e doutoranda Ellen Cintra e pela Professora Psicanalista e fotógrafa Marina Almada. Às 16h Campus UFU Pontal.

Sábado (23) – Hasteada da Bandeira Zumbi dos Palmares. Às 15h – Campus UFU Pontal

Domingo (24) – Café da Manhã no Congo da Libertação e do Congo Filhos da Luz. Às 6h30, na Rua José Vilela, 325, Bairro Novo Tempo 2. 

Logo após o Cortejo do reinado e em seguida apresentação dos ternos de descida da bandeira Zumbi dos Palmares, finalizando com almoço e tradicional feijoada Zumbi. Às 14h, show de encerramento com Ésio Ribeiro e Banda Uai Credo.