Ituiutaba: casos de tuberculose confirmados no ano chega a 9 e preocupam autoridades

Ituiutaba: casos de tuberculose confirmados no ano chega a 9 e preocupam autoridades

O aumento no número de casos confirmados de casos de tuberculose está preocupando as autoridades de saúde de Ituiutaba. Este assunto pautou o encontro entre servidores da saúde nos municípios base da Diretoria Regional de Saúde (DRS), com representantes do Programa de Controle da Tuberculose, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ocorrido nos dias 8 e 9.

Apesar de Ituiutaba ser uma referência, no Pontal Mineiro, tanto no atendimento quanto no tratamento da tuberculose, os números colocam o município em situação de alerta. De acordo com o Ministério da Saúde, aceitáveis até 10 casos para uma população de 100 mil habitantes. Ituiutaba tem 104 mil habitantes e em 2018 diagnosticou 22 casos. Até o momento, em 2019, foram detectados 9 casos.

“Mesmo havendo preconceito e resistência por parte da população, a tuberculose tem cura. A qualquer sinal de tosse insistente, emagrecimento, suor noturno e febre baixa constante, a pessoa deve procurar o atendimento, pois podem ser indicativos da doença. O tratamento e os medicamentos são acessíveis, através do comparecimento na Unidade Mista de Saúde 1, bairro Elândia”, explica a coordenadora do setor de Tuberculose, Isabela Cristina Borges.

As autoridades presentes no encontro na DRS decidiram propor ações efetivas a serem implementadas, com o objetivo de alcançar um maior numero de pessoas e aumentar o sucesso no controle da doença. O telefone para maiores informações na Unidade Mista de Saúde I, em Ituiutaba, local onde está instalada a Coordenação do Controle da Tuberculose é (34) 3268 2391.