Ipatinga vai construir 171 muros de arrimo para melhorar a segurança em áreas de risco

Ipatinga vai construir 171 muros de arrimo para melhorar a segurança em áreas de risco

Começou na manhã desta terça-feira (5) a execução do programa Nova Ipatinga, por meio do qual, entre inúmeras outras obras, serão construídos mais de 170 muros de arrimo para socorrer áreas de risco em todo o município. O trabalho de recuperação de encostas foi iniciado por pontos considerados mais críticos: a rua Amós, no bairro Canaãzinho, e a rua Tupis, no Iguaçu, cujos problemas se arrastam há quase 20 anos.

Graças à aprovação de lei autorizativa na Câmara, o município contratou empréstimo junto ao Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento para socorrer moradores em diversas regiões da cidade. Inúmeras casas e até mesmo prédios têm estado permanentemente em situação de perigo, devido ao desmoronamento de ruas, com ameaças de agravamento do quadro a cada período chuvoso. As primeiras ordens de serviço assinadas dizem respeito a 44 muros de contenção, com investimentos superiores a R$ 3 milhões. A responsabilidade de execução é da empresa Século Engenharia, vencedora de concorrência pública.

Dentro de mais uma ou duas semanas, o governo municipal espera também iniciar as obras de recapeamento de 60 quilômetros de asfalto, contemplando mais de 100 vias públicas em toda a cidade.