INSS: o que fazer se o seu pedido de benefício foi negado?

INSS: o que fazer se o seu pedido de benefício foi negado?

De acordo com recente boletim publicado pela Previdência, 45% das solicitações realizadas somente em outubro do ano passado foram negadas.

Das pouco mais de 956 mil solicitações, nada menos que 434 mil foram recusadas. As informações são do jornal Agora São Paulo.

O motivo mais comum – além dos requisitos mínimos de idade e carência – é a falta de documentos necessários para comprovar o direito de recebimento.

Atualmente cerca de 2 milhões estão na fila do INSS, um quarto desse volume pelo menos estão com algum documento pendente.

Aposentadorias por tempo de contribuição

Regra anterior à Reforma da Previdência, as aposentadorias por tempo de contribuição estão frequentemente sendo negadas em função dos vínculos que constam na carteira profissional não possuírem recolhimentos cadastrados no sistema do INSS.

O INSS geralmente solicita a ficha de registro do funcionário na empresa, além de um declaração do empregador, para comprovar o vínculo.

Segurado pode recorrer à Justiça

Quem tiver documentos rejeitados pode acionar a Justiça para recorrer.

Em caso de aposentadorias especiais, por exemplo, o benefício pode ser concedido pela Justiça, que pode ter outro entendimento.