Governador Valadares: distritos atingidos por tromba d’água recebem força-tarefa

Governador Valadares: distritos atingidos por tromba d'água recebem força-tarefa

A Prefeitura Municipal de Governador Valadares informa que servidores e máquinas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), assim como da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), trabalham desde o início da manhã desta quarta-feira (20) para amenizar os  impactos provocados pela tromba d’água que caiu na região de Pontal, durante a madrugada. O prefeito André Merlo foi pessoalmente acompanhar dos trabalhos.

Foram enviadas máquinas como retroescavadeiras, bobcat, caminhões-pipa, caminhões basculantes, pás e enxadas para limpar as ruas. Em Pontal, quatro residências foram invadidas pela lama – em uma rua, a inundação foi provocada pelo Córrego do Onça e na outra, que é de responsabilidade do DER, mas que a Prefeitura está limpando, a lama seria oriunda de um chacreamento localizado nas proximidades. No entanto, não há desalojados ou vítimas.

Também há o registro de transtornos provocados pela queda de barreira na BR-259, que liga Governador Valadares a Guanhães e dá acesso a Córregos dos Bernardo, Santo Antônio do Porto e Brejaubinha. O trecho é de responsabilidade do DER.

Desde o início desta gestão, a Prefeitura tem investido nos distritos, que vem recebendo diversas melhorias, como pavimentação das estradas e ruas com agregado siderúrgico, construção de pontes, quadras poliesportivas e outros. Em Pontal, por exemplo, as intervenções da Administração incluem uma obra complexa, mas de extrema importância para a comunidade: o “buracão”, que existia há mais de uma década na Rua Joaquim Belisário Nascimento e ameaçava engolir 15 residências, foi tapado e o trânsito pelo local assegurado. Para fazer a rua, foi preciso refazer a rede pluvial (para escoamento das águas da chuva) e a rede de esgoto que passava por ela. A Compdec trabalha de forma preventiva em bairros e distritos de Valadares desde o início do ano.

“Estamos colocando toda a estrutura da Secretaria de Obras e Defesa Civil para auxiliar os moradores. Vamos dar todo o apoio que a Prefeitura puder, fazendo a limpeza imediata e depois, se for o caso, voltar com o serviço de assistência social para auxiliar as famílias. Estamos atentos e agindo de forma integrada, inclusive com o Corpo de Bombeiros” disse o prefeito.