Connect with us

Passos

Furnas tem evaporação de até 25 m³/s, diz ANA

Published

on

Estudo lançado neste mês pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), aponta que, somente em 2019, 28 trilhões de litros de água evaporaram de represas e reservatórios do Brasil, o equivalente a 885 mil litros por segundo: o que abastece a Usina de Furnas, no Sul de Minas, não está entre os que mais perdem, oscilando de 10 e 25 metros cúbicos/segundo.

O que seria a evaporação líquida? A diferença entre a evaporação da água do lago e a chamada evapotranspiração, quer seria o esperado para a mesma área, caso não existisse o reservatório, explica O TEMPO.

‘Um dos dados principais que nós incorporamos de forma inédita nessas estimativas são dados de temperatura da água lidos quatro vezes por dia de todos os reservatórios do país. Isso por meio de sensores em satélites que orbitam a terra e a ANA pode agora ofertar esses resultados para a sociedade, para os tomadores de decisão’, afirma o coordenador de Estudos Setoriais da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Thiago Fontenelle.

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Mais vistas