Formiga: Banco Municipal de Alimentos alcança marca de 100 toneladas doadas neste ano

Formiga: Banco Municipal de Alimentos alcança marca de 100 toneladas doadas neste ano

O Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Formiga alcançou até a primeira quinzena de outubro deste ano a marca de 101.445 kg de alimentos doados a 34 entidades/equipamentos e a mais de 600 famílias referenciadas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.

Desse total, 69.383 kg foram captados em ações de combate ao desperdício com o apoio de diversos produtores rurais e da Associação de Tomatecultores de Carmópolis de Minas e também através do Projeto Feira Solidária; 23.372 kg captados através de diversas campanhas de arrecadação em eventos, com doações recebidas da Rede Metropolitana de Bancos de Alimentos (REBA-RMBH) e com a produção das unidades do Projeto Horta Urbana e 8.690 kg adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra alimentos de pequenos produtores familiares cadastrados no programa.

O BMA, que trabalha com a coleta, triagem e distribuição dos alimentos, tem como missão o combate à fome e ao desperdício de alimentos. De acordo com o coordenador do equipamento, Anuar Teodoro Alves, com o trabalho, o banco está cumprindo o Programa de Metas 2017/2020 do Governo Municipal, combatendo o desperdício de alimentos e aumentando a captação de doações, que praticamente dobrou de 2018 para 2019.

“Isso demonstra que a população conhece e confia no trabalho desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos e sabe que tudo o que for doado vai realmente chegar a quem precisa”, ressaltou Anuar.