Uberlândia: Festa de Nossa Senhora do Rosário tem 24 ternos de congado

Uberlândia: Festa de Nossa Senhora do Rosário tem 24 ternos de congado

Vinte e quatro ternos de congado passaram pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário neste domingo (13) em uma grande manifestação de fé em homenagem à santa que dá nome ao templo e a São Benedito. A Festa do Congado, tombada desde 2008 como patrimônio imaterial de Uberlândia, tem apoio da Prefeitura e já conta 143 anos de história.

O prefeito Odelmo Leão participou da festividade, organizada pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário, ao lado da secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira. Cerca de 25 mil pessoas devem passar pelo Centro da cidade até a noite.

Cultura e fé

Já sob os primeiros raios de sol, moradores de diversos bairro de Uberlândia começaram a se reunir no entorno da igreja, na praça Rui Barbosa, que recebeu uma estrutura completa oferecida pela Prefeitura de Uberlândia, com arquibancada, banheiro químico, espaço coberto para cadeirantes, iluminação, suporte médico e de segurança, som e limpeza, entre outros. Em poucas horas, um cordão de centenas de devotos se formou à espera do cortejo.

Ornamentados, cantando, dançando e tocando instrumentos diversos, como pandeiros e tambores, congadeiros de todas as idades percorreram a avenida Floriano Peixoto até a praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A coroação da santa, com a troca do manto, foi um dos momentos de maior emoção.

“Eu sou devota de Nossa Senhora e acho muito bonita a Festa do Congado. Acompanho todos os anos e espero que Deus abençoe para continuar essa festividade por muito tempo”, disse a aposentada Lacir Maria da Costa, de 85 anos, moradora do bairro Planalto.

A Festa do Congado de Uberlândia começou com novenas no dia de outubro e se encerra nesta segunda-feira (14), com a descida dos mastros e a presença de todos os ternos a partir das 18h na praça.

“Uma festa de fé, uma festa de tradição dos congadeiros, da cultura negra, da cidade de Uberlândia. Desde 1842 essa festa era celebrada aqui e a Igreja do Rosário marca o ponto do povo negro de Uberlândia. Por isso, a praça do rosário foi tombada pela prefeitura como local do congado na cidade de Uberlândia”, contou Denilson Nascimento, diretor administrativo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.