Connect with us

Turismo

Evento resgata o sabor da culinária africana em Juiz de Fora

Publicada

em

Os hábitos alimentares, desde as receitas ao modo de preparo, junto às particularidades de cada região, são resultados de processo histórico e de intercâmbio cultural entre diferentes povos.

Em Juiz de Fora, a herança africana, incorporada à alimentação, será evidenciada durante o evento “Patrimônio, Gastronomia e Cultura: O Sabor da Culinária Africana na Identidade Juiz-forana”, que acontecerá na próxima sexta-feira, 30, das 10 às 16 horas, na Praça Antônio Carlos.

O evento é realização da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta), em parceria com o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES JF), e integra a “7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais”, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Com objetivo de aliar gastronomia e educação patrimonial, o evento contará com apresentações, degustações e ações educativas. Às 11 horas, a “Aula Show: Tradição Inventada”, promoverá a preparação de feijoada, ao vivo, pelo professor e pesquisador de comidas étnicas, João Batista Villas Boas Simoncini, do CES JF. A atividade pretende desmistificar o prato como alimentação nascida nas senzalas, despertando a curiosidade em relação aos insumos incorporados no dia a dia, e as transformações e relação com a “mineiridade”.

A partir das 12 horas a população poderá degustar pratos relacionados à culinária afro-brasileira, harmonizados com cervejas artesanais de Juiz de Fora. Serão servidas 300 porções de entrada à base de inhame; feijoada brasileira; e, de sobremesa, arroz doce tradicional da culinária mineira. 

Durante todo o dia, a equipe da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), da Funalfa, estará presente, demonstrando a dimensão imaterial da culinária afro-brasileira e a diversidade de etnias que compõe a cultura juiz-forana e sua relação com o núcleo histórico da Praça Antônio Carlos, o primeiro da cidade, por meio de exposição de banners.

Degustações

“Para a cidade, a ação é muito importante, principalmente por ser realizada em espaço público, mais integrado à população, falando da importância do patrimônio e ressignificando esses espaços através dos nossos hábitos alimentares. A identidade juiz-forana é formada por diferentes etnias, como alemães, italianos, portugueses, sírios e libaneses e africanos. Muitas vezes, destacamos as outras e nos esquecemos da africana, por estar tão arraigada à nossa cultura”, destacou a historiadora da Funalfa, Carine Muguet.

“A ação valoriza a gastronomia e os povos que constituíram a história de Juiz de Fora, reconhecendo e dando destaque àqueles que empregaram sua mão de obra na efetiva construção da cidade e de toda a memória representada através do seu patrimônio”, afirmou o assessor da Sedeta, Marcos Miranda.

O evento “Patrimônio, Gastronomia e Cultura: O Sabor da Culinária Africana na Identidade Juiz-forana” conta com apoio do Hospital “Albert Sabin”, Mineirão Atacarejo, Cervejaria São Bartolomeu e Ppienk – Equipamentos para Cozinhas Industriais.

“Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais”

Inspirada na experiência das “Journées du Patrimoine”, criada na França em 1984, e que se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês.

Em Minas Gerais, a “Jornada” é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) a cada dois anos. A ação busca promover atividades de educação patrimonial no “Mês do Patrimônio”, celebrado em agosto.

Na edição de 2019, com o tema “culinária e patrimônio”, o objetivo é promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação e seu patrimônio gastronômico. 

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Mais vistas