Cidades
Estoques de sangue O negativo tem queda de 50% na rede Hemoninas
A Fundação Hemominas conclama os doadores voluntários de sangue, especialmente os do grupo O – negativo e positivo –, a participarem da campanha Força Tarefa Grupo O, que começa hoje e vai até o dia 14 de setembro.
A iniciativa de concentrar a doação desse grupo sanguíneo no período proposto deve-se ao fato de que os estoques do sangue tipo O negativo da rede Hemominas registram nesta sexta-feira, 6, mais de 50% de queda. Assim, é fundamental que os doadores desse grupo compareçam às unidades em todas as regiões do estado, uma vez que asbolsas de sangue tipo O são as mais utilizadas nas urgências e emergências hospitalares. A normalização dos estoques é condição essencial para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da demanda de pacientes.
Durante a campanha, o atendimento preferencial será direcionado aos doadores tipo O negativo e positivo, devido à urgência do quadro. A Fundação solicita a compreensão dos demais doadores (tipos A (+/-), B (+/-) e AB (+/-), igualmente importantes, quanto a qualquer transtorno no atendimento que possa advir dessa iniciativa.
Para doar sangue:
A Fundação Hemominas recomenda que as pessoas que ainda não foram imunizadas contra sarampo doem sangue e depois se vacinem, já que a vacina impede a doação por 4 semanas.
Para informações sobre os critérios para doação de sangue, clique aqui.