Detran: sistema de vistoria eletrônica em Belo Horizonte

Detran adota sistema de vistoria eletrônica em Belo Horizonte

Detran adota sistema de vistoria eletrônica em Belo Horizonte

Os veículos que passam por vistoria do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), no bairro Gameleira, região oeste de Belo Horizonte, agora são avaliados por meio de um novo processo eletrônico. O sistema adotado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), além de substituir o uso de papel, diminui a possibilidade de fraudes e erros, dando mais segurança aos proprietários de veículos.

A vistoria, que é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), é o ato de avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

‘Antes, para a identificação veicular, era necessário extrair o decalque das marcações de chassi e motor com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato’, esclarece o Delegado Rafael Alexandre de Faria, Chefe da Divisão de Registro de Veículos (DRV).

O armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos será possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.

‘Esse é mais um passo que estamos dando na transformação digital do governo. Além de automatizar processos no Detran, o sistema vai beneficiar principalmente o cidadão, que ganhará em agilidade e praticidade no momento em que precisar vistoriar seu veículo’, afirma Rodrigo Paiva, Diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Posteriormente, o novo sistema permitirá que o cidadão consulte através da internet os laudos de vistoria dos veículos de sua propriedade, proporcionando mais acessibilidade e transparência sobre as informações do serviço prestado.