Connect with us

Celebridades

Depoimento do ator Milton Gonçalves sobre sua origem

Published

on

“Eu sou mineiro. Eu nasci numa cidadezinha no interior de Minas, mais chegada a São Paulo do que ao Estado de Minas, chamada Monte Santo, que é perto de Guaranésia, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso. Meus pais eram catadores de café. Literalmente catadores de café. Eu tenho na minha memória algumas imagens de quando eu era menino, de três, quatro, cinco anos de idade, em que meus pais mudaram para a capital São Paulo, em busca de uma melhoria evidentemente. Meu pai lá foi ser pedreiro, auxiliar de pedreiro, minha mãe obviamente, foi ser empregada doméstica, lavadeira de roupas. E eu me lembro que a gente andava pra cima e pra baixo Me lembro andando de carro de boi. Me lembro caminhando com meu tio, por uma estrada de terra, e ele me pôs sentado em cima de um mourão de cerca, para eu espiar e dizer pra ele se vinha vindo alguém, porque ele ia roubar umas abóboras. Eu me recordo de pouca coisa de Monte Santo. Mas me lembro que pessoas se referiam à minha família como o “o povo de Xambá”! 

“Eu me lembro pouco de meu pai com a minha mãe. Eles brigavam muito. Eu não me lembro muito bem. Um dia, eu estava com uns seis ou sete anos, trabalhando numa quitanda. Eu ficava ali na frente, tomava conta das frutas do português pra ninguém roubar. Meu pai apareceu e me disse: ‘Tô indo embora’! E foi. Eu o encontrei uns trinta anos depois”.

Trecho do livro “Milton Gonçalves: memórias históricas de um ator afro-brasileiro” (2019), de Elaine Pereira Rocha

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Mais vistas