Criança de 3 anos é localizada após informações de ‘curandeiro’

Criança de 3 anos é localizada após informações de ‘curandeiro’

Uma criança de três anos foi localizada na manhã deste domingo, 23, após se perder da avó na mata. O caso narrado pelo portal Acre 24 horas ocorreu em Sena Madureira. De acordo com o líder da comunidade Novo Destino, no alto do rio Iaco, Jucelino, o menor estava no local de coordenadas dadas por um ‘curandeiro’.

‘Curandeiro’ revelou local onde criança estava perdida na mata há 24 horas

‘Foi uma coisa sobrenatural. Isso mobilizou a comunidade inteira, que fez buscas durante todo o dia e a noite. Ouviam a criança chorar, mas quando chegavam no suposto local ela não estava na bola de mato’, observou o professor.

‘Realmente quando chegamos no domingo, por volta das 7 horas da manhã, ele estava na beira de um igarapé e vivo. Graças a Deus’. Era o local indicado pelo ‘curandeiro’.

Ação do ‘caboclinho da mata’

A crença local é de que a criança tenha sido levada pelo ‘caboclinho da mata’, entidade folclórica e religiosa.

Mas a comunidade acredita que a criança estava protegida por uma entidade durante o desaparecimento, pois não teria conseguido sobreviver sozinha.

Ela estava a cerca de 15 minutos do local que se perdeu da avó. Ambos estavam em busca de lenha.

O município de Sena Madureira fica a 137 quilômetros da capital, Rio Branco. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segundo mais populoso do Estado, com 45 mil habitantes. Fundada em 1904, recebeu muitos migrantes nordestinos.

Criança teria perdido a voz

De acordo com relatos locais, ela criança teria sido encontrada pelo som do seu choro. Mas teria perdido a voz logo em seguida, possivelmente pelo trauma.

Segundo a reportagem do portal Acre 24 horas, nenhuma autoridade registrou o desaparecimento.

O menor estava em um igarapé do rio Iaco, afluente do rio Purus. O curso d’água abrange também o Estado do Amazonas, além de também estar presente no território do Peru.

Um rio considerado bastante sinuoso, mas possui águas brancas e exuberante. Acima de tudo, importante meio de circulação. Sobretudo naquela região do país.

O rio Purus é o último grande afluente da margem direita do rio Solimões — esse é o nome dado ao rio Amazonas antes do encontro com o rio Negro.

Por causa da sua alta riqueza de espécies e grande produtividade, o rio vem sofrendo grande exploração antrópica. Ou seja, atividades humanas, a exemplo da pesca, caça, exploração madeireira e agricultura familiar.