Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia passa a marca de 200 mil pneus recolhidos no ano

Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia passa a marca de 200 mil pneus recolhidos no ano

Qualquer recipiente que acumule água parada é um abrigo em potencial para o Aedes aegypti. Quando se fala em pneus, a preocupação é ainda maior, pois em qualquer posição eles acumulam água.

Pensando nisso, equipes do Programa de Controle da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Uberlândia, realizam, diariamente, ações de recolhimento, além de estimular a conscientização para o descarte correto no município. Até setembro deste ano, foram 207 mil pneus coletados – 23 mil a mais que o mesmo período do ano passado.

Além das visitas semanais nas mais de 500 borracharias cadastradas pelo CCZ, os profissionais também fazem o recolhimento em terrenos baldios e na casa dos moradores que solicitam a coleta via telefone. 

A coleta é realizada diariamente com o auxílio de cinco caminhões, que cumprem várias rotas para atender todo o município. No entanto, o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, destaca que a população precisa ser parceira para manter a efetividade do serviço.

“Percorremos todo município semanalmente para retirar os resíduos pneumáticos, que são acondicionados nos Ecopontos, onde ganham destinação adequada. Mesmo com essa gama de ações, o envolvimento das pessoas é muito importante, entregando seus pneus na borracharia mais próxima ou acionando a equipe do CCZ”, afirmou.