Casa do Turista recebe exposição ‘“A Pedagogia de Meimei”

Casa do Turista recebe exposição ‘“A Pedagogia de Meimei”

A exposição ‘A Pedagogia de Meimei’ será inaugurada amanhã (15) às 10h na Casa do Turista no Bairro Rural de Peirópolis, em Uberaba.  Trará o tema ‘Lições de Grandeza’. O objetivo da mostra é notabilizar a memória da educadora Meimei, conhecida no meio espírita como uma das orientadoras de Chico Xavier, quanto a sua ótica educacional. Acontece entre 15 e 30 de outubro, apoiada pela Fundação Cultural de Uberaba. 

Além de apresentar a educadora Meimei, a organizadora do evento Ana Cristina Fraga quer homenagear os educadores. “Educadores de todos os tempos possuíam e possuem o ideal de construir um mundo melhor para todos por meio da educação, inclusive, incentivando a leitura e formação de novos leitores”, explicou. 

A exposição é itinerante. No ano passado, aconteceu na Biblioteca Municipal. “Tenho como objetivo levar a mostra para outras cidades e estado do Brasil”, concluiu Ana que é escritora, contista uberabense, estudante de Pedagogia e apreciadora de arte e memória. 

Quem visitar a exposição poderá conferir artes visuais, livros de Memei da lavra mediúnica de Chico Xavier, sessão de painéis com fotos e textos biográficos explicativos à memória da educadora brasileira Irma de Castro Rocha, cognominada Meimei.

Sobre Meimei – A educadora brasileira Irma de Castro Rocha, cognominada, era mineira de Mateus Leme. Faleceu aos 24 anos por complicações generalizadas devido a uma nefrite crônica. ‘Meimei’ é um pseudônimo de origem chinesa, adotado por ela e seu esposo, Arnaldo Rocha. O apelido surgiu a partir da leitura que o casal fez do livro ‘Momentos em Pequim’, do escritor americano Lyn Yutang. No glossário da obra, eles encontraram o significado da palavra Meimei: ‘A noiva bem amada’, denotando ‘Amor Puro’, outra conhecida designação de Meimei por sua peculiar delicadeza e virtudes.