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BR 364-365: vencedora de concessão entre Uberlândia e Jataí tem tarifa-base de R$ 7,02

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A proposta do Grupo EcoRodovias foi considerada vencedora do leilão que definiu a concessão do lote da BR 364-365, ligando Uberlândia (MG) a Jataí (GO). O contrato, cuja homologação e assinatura estão previstas respetivamente para os dias 6 de novembro e 19 de dezembro, conforme cronograma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é de 30 anos e prevê investimentos de cerca de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 754 milhões nos primeiros cinco anos de contrato. A Companhia deu um lance com deságio de 33,14% sobre a tarifa-base, de R$ 7,02, o que resultou numa tarifa de R$ 4,69.

A extensão total do lote é de 437 quilômetros, composto por 192,7 quilômetros da BR 364 e 244,3 quilômetros da BR-365. A BR-365 liga Uberlândia, principal cidade do Triângulo Mineiro, com a divisa entre Minas Gerais e Goiás, onde se conecta com a BR-364. A extensão da BR-364 vai da cidade de Jatai (GO) até o entroncamento com a BR-365, na proximidade da divisa dos dois estados. 

O trecho faz parte de uma das mais importantes rotas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos. Também é uma importante rota para abastecimento da região sul de Goiás e Minas Gerais, principalmente com produtos de carga geral, indústria, materiais de construção e alimentos. 

O contrato prevê 44 quilômetros de duplicações entre o entroncamento com as BRs 153 e 154, implantação de 160 quilômetros de terceiras faixas, 88 quilômetros de acostamentos e 20 quilômetros de vias marginais ao longo da concessão.

O grupo EcoRodovias já administra duas concessões conquistadas nos últimos dois anos próximas do lote da BR 364-365: a Eco050 (436,6 quilômetros de extensão, do entroncamento com a BR-040, no município de Cristalina, em Goiás, até Delta, na divisa de Minas Gerais com São Paulo) e a Eco135 (363,95 quilômetros de extensão, a partir da BR-040, nas proximidades de Curvelo até o Município de Montes Claros). A BR 364-365 passa a ser o 10o ativo do grupo, que conta também com Ecovias e Ecopistas, em São Paulo; Ecoponte, no Rio de Janeiro; Eco101, no Espírito Santo; Ecosul, no Rio Grande do Sul; e Ecovia e Ecocataratas, no Paraná.

“Esse lote é um ativo relevante para o grupo EcoRodovias. Trata-se de uma rota importante para escoamento de grãos e para o abastecimento regional, com predomínio de veículos pesados. A nova concessionária tem sinergias significativas com as nossas concessões atuais, em particular com a Eco050, o que permitirá mais eficiência nas operações destas rodovias. É, ainda, um contrato de 30 anos, que aumenta a duração do nosso portfólio”, afirma Marcello Guidotti, Diretor financeiro da EcoRodovias. 

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

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