Banco de leite de Viçosa é capaz de atender apenas 1/3 da demanda

De acordo com a nutricionista coordenadora do Banco de Leite de Viçosa, Rafaela Fonseca, são recebidos em média 20 litros mensais, entretanto seriam necessários aproximadamente 60 litros. “Para doar a mulher precisa estar saudável, com os exames do pré-natal em dia e negativos para doenças como HIV, sífilis e hepatite. No caso da hepatite, quem já contraiu a doença não pode doar”, conta.

Segundo o Ministério da Saúde, um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, protegendo-os de diversas enfermidades que poderiam ser fatais. A doação não provoca falta de leite, como rezam alguns mitos populares, ocorre justamente o contrário. O organismo da mulher, normalmente produz o leite na medida em que é demandado, ou seja, quando mais retirar, mais será produzido.

Normalmente o leite é recebido por bebês prematuros internados, com baixo peso ou patologias e aqueles que não podem ser alimentados pelas mães. Com o leite materno, a criança ganha peso mais rápido, tem mais chances de recuperação e se desenvolve com mais saúde.

As mães que têm intenção de doar, têm duas opções: a coleta pode ser feita no Banco de Leite – no Hospital São Sebastião, ou em casa. Caso, a doadora opte por fazer a coleta domiciliar, recebe em sua casa, toda semana, um kit com materiais esterilizados (pote vidro para armazenamento, máscara, touca e etiqueta) para retirar e armazenar o leite. Uma vez por semana o Banco de Leite busca o leite e deixa outro kit. Para isso, basta ir ao banco de leite ou ligar, solicitando o recebimento dos utensílios para fazer a coleta.

Daniele Linhares conta que o hospital a orientou sobre a importância da doação de leite, e por isso se mobilizou pela causa.  “Acredito que é um ato de amor pela criança e pela mãe/família, que provavelmente, gostaria de ter tido a mesma oportunidade que eu, de amamentar seu filho. Então para mim, em resumo, é um ato de amor e um ato de gratidão pela bênção de poder ter condições de doar”. Ainda acrescenta que além de ter sido guiada pela equipe de saúde sobre os procedimentos, a facilidade foi muito grande, pois todo o material necessário foi fornecido e a doação buscada em sua casa.

Em Viçosa, o Banco de Leite fica no Hospital São Sebastião, na Rua Tenente Kummel, n.º 36, Centro e funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 07h às 11h e das 13h às 19h. O telefone de contato é o 3899-8350.