ALMG: denúncias contra Centro Socioeducativo de Governador Valadares

Debater supostas irregularidades no quadro de pessoal e no funcionamento operacional do Centro Socioeducativo de Governador Valadares (Rio Doce) é o objetivo de audiência que a Comissão de Segurança Pública realiza nesta terça-feira (10/9/19), às 10 horas, a requerimento do deputado Coronel Sandro (PSL).

A reunião será no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e segundo afirma o deputado no requerimento, o objetivo é esclarecer relatos que chegaram ao seu gabinete de que estariam ocorrendo irregularidades no funcionamento da unidade, o que estaria comprometendo os serviços prestados.

Conforme o parlamentar, a audiência tem ainda o objetivo de propor medidas que sejam necessárias para ajustes no centro, evitando danos ao atendimento.

Os Centros Socioeducativosatendem adolescentes maiores de 12 e menores de 18 anos que tenham cometido ato infracional.

Entre os convidados para discutir a situação da unidade estão, além da direção do Centro, representantes da área de segurança e justiça do governo, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de servidores do Sistema Socieducativo do Estado

Atendimento – O trabalho com o adolescente nos Centros Socioeducativos ocorre por meio do cumprimento de medidas socioeducativas e deve ser desenvolvido por equipe especializada e multidisciplinar.

São diretrizes de atuação, além da responsabilização do jovem, o resgate da convivência familiar e o incentivo ao estudo, o fortalecimento de vínculos comunitários e o estímulo à autonomia por meio da participação social.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Participe – Quem não puder comparecer à reunião ainda poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.