Connect with us

Cidades

4.650 crianças: cadastramento para creches de Juiz de Fora começa na próxima semana

Publicada

em

4.650 crianças: cadastramento para creches de Juiz de Fora começa na próxima semana

As famílias que buscam vaga em creches parceiras da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) devem ficar atentas no cadastramento, que será realizado a partir do próximo dia 21, para crianças de zero a 3 anos e 11 meses de idade. O procedimento não é garantia de vaga.

edital foi publicado pela Secretaria de Educação (SE), no sábado, 12, no Atos do Governo, incluindo as 46 creches públicas e conveniadas. O prazo para as inscrições vai até 1°de novembro, e o cadastro deverá ser feito este ano no Centro de Formação do Professor/ Secretaria de Educação e nas unidades regionais do Espaço Cidadão JF (Sul, Norte, Oeste e Nordeste), de acordo com o horário de funcionamento. Caso a criança já tenha sido inscrita, mas não tenha sido contemplada com a vaga até 11 de outubro de 2019, os responsáveis deverão retornar ao local de inscrição e realizar um novo cadastro para 2020.

Serão exigidos os seguintes documentos (original e cópia): comprovante de residência (luz ou telefone), documento de identidade do responsável pela criança e de todos os adultos da casa, certidão de nascimento de todas as crianças e adolescentes residentes na casa (de zero a 17 anos), comprovante de renda de todos os maiores de 18 anos da casa, laudo médico para as crianças com deficiência ou neoplasia e, também, caso a família tenha algum dependente por doença, deve-se incluir no laudo o nome do cuidador. É obrigatória a apresentação de carteira de trabalho, inclusive para trabalhador autônomo.

Também deverão ser apresentados os documentos originais da guarda formal da criança, caso não seja o pai ou a mãe a fazer o cadastro, o comprovante de matrícula na creche, caso a criança já tenha irmão frequentando a mesma unidade, o Número de Inscrição Social (NIS) da criança, declaração escolar da mãe adolescente matriculada em escola pública (se for o caso); declaração, encaminhamento ou outro documento comprobatório caso a família esteja passando por alguma situação de vulnerabilidade social e esteja acompanhada pela Vara da Infância, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Casa de Acolhimento, Casa da Mulher, entre outros órgãos.

As crianças que já estão matriculadas nas creches terão a vaga garantida automaticamente para o próximo ano. Para isso, os responsáveis legais pela criança deverão comparecer à creche e renovar a matrícula.

As creches oferecem atendimento em tempo integral de, no mínimo, sete horas diárias. Atualmente, a rede municipal atende mais de 4.650 crianças, nas 46 creches parceiras.

Confira os endereços onde o cadastro pode ser feito:

* Centro de Formação do Professor- Secretaria de Educação: Avenida Getúlio Vargas,200- centro

* Regional Sul: Rua Porto das Flores, 270 – Bairro Santa Luzia

* Regional Oeste: Rua Orestes Fabiano Alves, 65 – Bairro São Pedro

* Regional Norte: Rua Inês Garcia, 357 – Bairro Benfica

* Regional Nordeste: Rua Santa Terezinha, 172 – Bairro Santa Terezinha

A classificação segue critérios de vulnerabilidade social. Dúvidas podem ser esclarecidas na SE, pelos telefones 3690-7721.

Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Mais vistas