12 servidores públicos de Uberaba fazem curso de Libras para atender público

LUIZA CARVALHO

Doze servidores públicos municipais de Uberaba estão passando por capacitação no curso de Libras, visando mais qualidade no atendimento aos cidadãos. A iniciativa, por meio da Secretaria de Administração, ocorre em parceria com o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/Uberaba). O curso foi iniciado em agosto e é ministrado no Centro de Educação Especial (Ceoppe), às quintas-feiras em período matutino.

De acordo com informações do Departamento Central de Desenvolvimento de Pessoas, o curso dura seis meses e vai até dezembro, totalizando 180 horas de aulas. A capacitação é gratuita e esta é a quinta turma com vagas oferecidas aos servidores municipais. Novas vagas devem ser ofertadas em janeiro.

O secretário de Administração, Rodrigo Vieira, destaca que a capacitação é essencial para que os servidores estejam preparados para a recepção de pessoas com surdez. “A Prefeitura de Uberaba se preocupa em ofertar este tipo de capacitação aos servidores, principalmente aqueles que atuam no acolhimento direto ao público, pois sabemos que a qualidade dos serviços começa no atendimento e este deve ser de excelência. Queremos evoluir cada vez mais neste sentido”, afirma.

Uma das servidoras que participam do curso é Sáthia Silva de Almeida. Ela conta que sempre conviveu com pessoas surdas, mas nunca teve acesso antes a um curso de Libras. “Não é fácil, é um desafio, mas para pessoas como eu que estão em contato direto com o público é muito importante. A gente vê que eles se sentem importantes quando conversamos da maneira que eles realmente entendem. Estou adorando e pensando inclusive na possibilidade de fazer Libras como uma segunda graduação”, relata a servidora.