De 9 a 13 de setembro, os eleitores de Belo Horizonte contarão com um posto de atendimento provisório na Escola Estadual Sagrada Família (rua Célia de Souza, 600, bairro Sagrada Família), na região Leste da capital. Serão oito guichês que vão funcionar das 8h até, no máximo, as 17h, com distribuição de senhas, respeitando-se a ordem de chegada. A iniciativa do TRE visa facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral, como a emissão do primeiro título e a transferência de domicílio eleitoral, e ampliar o recadastramento biométrico na capital, com menos de 40 por cento do eleitorado biometrizado.
O atendimento é somente para eleitores de Belo Horizonte ou para aqueles que querem se transferir para o município.
Na capital, o recadastramento biométrico ainda não é obrigatório – o que deve ocorrer até 2022, segundo previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -, mas o quem se antecipar evita filas no final do prazo.
Atendimento
O eleitor deve comparecer portando documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira, além de comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. No caso do primeiro título, não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
O atendimento aos eleitores de Belo Horizonte é feito regularmente nas Centrais da Justiça Eleitoral (localizadas nos bairros Lourdes, Barreiro de Baixo e Mantiqueira, em Venda Nova) e nos postos em parceria com outros órgãos públicos (Câmara Municipal, Uai Praça Sete e BH Resolve). Confira os endereços e os horários de funcionamento aqui.
Para se evitarem filas, nesses locais, o atendimento pode ser agendado no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (148). No caso dos postos provisórios, como no Sagrada Família, o atendimento é feito apenas por ordem de chegada.
As entidades que quiserem agendar atendimentos itinerantes em Belo Horizonte devem enviar e-mail para o Foro Eleitoral da capital: zona029@tre-mg.jus.br e terão o pedido analisado.