Novo LIRAa será realizado de 21 a 24 de janeiro em mais de 1,7 mil residências de Nova Serrana

(Foto: UNICEF/BRZ/Ueslei Marcelino)

De 21 a 24 de janeiro, a equipe do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana fará o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds Aegypti (LIRAa) de 2020. Serão visitadas aproximadamente 1750 residências para coleta de possíveis amostras com focos do mosquito.  

O objetivo do LIRAa é nortear as estratégias de combate ao mosquito, além de contribuir para levar informações e ações onde os índices se apresentaram mais elevados. 

Vale lembrar que o último levantamento apontou que 95% dos focos do mosquito da Dengue estão dentro das residências, em vasos de plantas, ralinhos de banheiro, bebedouros de animais, entre outros locais. 

Desde 2017, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana tem intensificado o combate ao mosquito com contratação de agentes de endemias, realização de mutirões de coleta de lixo em lotes vagos, palestras em fábricas e escolas, dentre outras ações.

Daniel Polcaro: Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.