A partir deste mês, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passa a oferecer uma série de procedimentos cirúrgicos pediátricos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município e região. Realizadas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) pelo conceituado cirurgião pediátrico Renato Rosa de Almeida, as cirurgias contemplam pacientes de herniorrafias, orquidopexia, postectomias, hipospádia, hidrocele, entre outras demandas.
No sábado (7), primeiro dia de realização dos procedimentos, foram realizadas cinco cirurgias e 30 consultas. De outubro em diante serão realizadas, mensalmente, 10 cirurgias e 30 consultas.
Em forma de mutirão, as cirurgias são um plano de ação da SMS para reduzir a fila de espera na rede pública. O atendimento no HMCC é feito exclusivamente por meio do SUS e o fluxo de atendimento depende da necessidade do uso.
Sempre que necessário buscar auxílio, o usuário deve procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região. Ao avaliar e cuidar de cada paciente, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) são responsáveis por direcioná-los para uma consulta com especialista ou exame de diagnóstico mais avançado no hospital, caso seja necessário.
O paciente que necessitar de serviços de internação, UTI e cirurgias eletivas dará entrada no hospital a partir do encaminhamento do setor de Regulação da SMS. Esse é o local responsável por viabilizar transferências de pacientes pelo SUS do Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) para o HMCC, realizando o agendamento e liberando a documentação necessária para o procedimento.