Minas Gerais vai concorrer ao Oscar 2023 com o filme ‘Marte um’, de Gabriel Martins, anunciou nesta segunda-feira, 5, a Academia Brasileira de Cinema e Artes. ‘A escolha do filme foi uma decisão importante do júri e democrática. ‘Marte Um’ trata de afeto e de esperança, além da possibilidade de seguir sonhado em meio a tantas dificuldades políticas e econômicas. O longa sintetiza bem o cinema nacional, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizada hoje, representando a diversidade do país’, explica a presidente da comissão Bárbara Cariry.
‘O filme foi feito por causa de um fundo público de 2016. Este era direcionado aos diretores negros e às narrativas de temática negra com o intuito de levar às telas cineastas de grupos minoritários. Fizemos o longa em outubro de 2018, durante as eleições, o que também influenciou na narrativa. Não tínhamos ideia do que viria depois’, disse ao portal Uai o produtor Thiago Macêdo Correia.
Gravado em Contagem, na Grande BH, conta a história de menino negro do interior que deseja se tornar um astronauta da Nasa.