AGÊNCIA MINAS
Quem aprecia a famosa combinação mineira de um bom cafezinho com biscoito tem um ótimo programa para fazer nesta semana no município de São Tiago, região do Campo das Vertentes. De 12 a 15 de setembro, será realizada a 21ª edição da tradicional Festa do Café com Biscoito. O evento ocorre na Praça Matriz e destaca uma tradição que começou no século 18. Naquela época, a região era ponto de parada de viajantes e tropeiros. Ao chegar ao lugar, que ainda era um arraial, eles tomavam café com biscoitos produzidos pelas quitandeiras locais.
A atividade permanece até hoje e deu fama à cidade, além de movimentar a economia local. São 60 fábricas que produzem os mais variados tipos de biscoitos: polvilho tradicional, polvilho temperado, biscoito amanteigado, biscoito doce, recheado, diet, sem lactose etc.
Somente para degustação, serão disponibilizadas durante a festa seis toneladas de biscoito. Tudo isso acompanhado de 2,5 mil litros de café. A expectativa de vendas também surpreende. Os organizadores estimam que a comercialização de biscoitos fique entre 15 e 20 toneladas. O evento também vai contar com estandes de cachaça, doces, queijos, artesanato, além de extensa programação de shows, apresentações de dança e outras atrações culturais.
Sebastião Rondon produz 16 variedades de biscoito. Ele tem uma fábrica onde emprega 33 pessoas. Para ele, a festa é uma grande oportunidade de divulgar a produção e conquistar novos clientes. “Hoje tenho um cliente em Salvador que conheceu os biscoitos que produzo durante a festa”, afirma.
Além da Bahia, ele vende os produtos em Minas Gerais e para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Os biscoitos de São Tiago conquistaram o selo de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), garantindo que o produto de lá não se repete em nenhum outro lugar. “O que valoriza nosso produto é que ele ainda mantém as características artesanais, continuamos com a tradição”, diz Rondon.
A Festa do Café com Biscoito é promovida pela Assabiscoito (Associação São-Tiaguense de Produtores de Biscoitos), com apoio da Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e outras instituições. A organização espera receber 50 mil visitantes durante todo o evento.