Fabricante da ivermectina diz que não há dados de eficácia contra Covid

Usada em larga escala em um chamado ‘tratamento precoce’ contra o Coronavírus, a Ivermectina é usada há anos no tratamento de infestação de parasitas — de piolhos a sarnas. Nesta quinta-feira, 4, a própria fabricante do medicamento (com patente desde 1996), a farmacêutica Merck, que existem dados suficientes para comprar a sua eficácia contra o Covid-19. ‘Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da Ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias’, diz comunicado.

Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) facilitaria o acesso a quem desejasse.

Uma das razões para a Anvisa aceitar o uso emergência de vacinas no território nacional foi justamente por não existir tratamento precoce para a doença.

Daniel Polcaro: Jornalista e editor dos sites Da Redação, Front Pages News e Cura Plena. Escritor do 'Museu da Notícia' e 'Quer um conselho?'.