O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) volta a alertar a população sobre a necessidade de economia de água em Uberlândia. Devido ao período estiagem, as vazões dos rios que abastecem a cidade continuam baixando ao mesmo tempo em que o consumo de água tratada pela população tem se elevado. Na tentativa de evitar o desabastecimento, o Dmae iniciou, nesta sexta-feira (13), manobras em registros do sistema de fornecimento nos bairros mais afetados. (Confira abaixo)
As equipes do Dmae também trabalharão em esquema de plantão, atuando 24 horas durante todo o fim de semana para monitorar e equilibrar o fornecimento de água. Além disso, o departamento iniciou nesta semana um trabalho de contenção de vazamentos em assentamentos.
Ressalta-se ainda que o Município, sob determinação do prefeito Odelmo Leão, intensificou a construção da primeira etapa do novo sistema de captação Capim Branco, que vai assegurar uma nova fonte de recursos hídricos para a cidade. Atualmente, são três frentes de trabalho. A adutora do sistema foi construída e 80% do restante das obras já estão concluídas.
A autarquia mais uma vez reforça à população a necessidade de se evitar desperdícios em ações como lavar calçadas, regar jardim, deixar torneira aberta ou ficar muito tempo no chuveiro. Isso, sobretudo, aos fins de semana, quando o consumo costuma aumentar consideravelmente. Usar a água de forma racional é a única maneira de impedir que esse recurso falte.
Bairros mais afetados:
Zona Leste
Alvorada
Chácaras Andorinhas
Jardim Finotti
Morumbi
Parque Novo Mundo
Santa Mônica
Segismundo Pereira
Vida Nova
Vila Marielza
Zona Sul
São Jorge
Laranjeiras
São Gabriel